segunda-feira, 1 de março de 2010

SBT estréia "Uma Rosa com Amor"

Hoje, o SBT estreia sua ‘nova’ novela, “Uma Rosa com Amor”, de autoria de Tiago Santiago, com colaboração de Renata Dias Gomes e Miguel Paiva, baseada no original de Vicente Sesso, às 20h15. A direção é de Del Rangel, que esteve à frente também de ‘Vende-se um Véu de Noiva’. “Uma Rosa” foi ao ar, originalmente, entre 18 de outubro de 1972 e 3 de julho de 73, com reprise nos anos 80, no ‘TV Mulher’. À frente do elenco, Claudio Lins (em sua segunda novela na emissora; protagonizou ‘Esmeralda’, de 2004) e Carla Marins (que debuta no canal de Silvio Santos), nos papéis de Claude e Serafina.
Ele é um empresário francês que tem como objetivo morar no Brasil, mas para isso precisa do visto e de receber investimento americano para seus negócios. Já Serafina é uma secretária atrapalhada e romântica, que para esconder a solidão manda flores para si mesma. A moça aceita ainda um casamento de união e, por isso, recebe dinheiro que usa para evitar um despejo de seus amigos num cortiço no bairro do Bixiga.
Nesses quase 40 anos depois, “Uma Rosa” dobrou a duração de seus capítulos – de 30 para 60 minutos – e ganhou tramas paralelas – uma é inspirada em ‘A comédia dos erros’ de Shakespeare. A novela tem uma cidade cenográfica, que reproduziu uma vila paulistana, e externas filmadas em Higienópolis, Bixiga e Vila Olímpia – bairros de São Paulo, além de Itu e praias do litoral paulista.
Ula Rosa
 com amor
Nesse cortiço de “Uma Rosa” moram, entre outros, os personagens de Betty Faria, Lúcia Alves e Edney Giovenazzi, todos estreantes na emissora paulista. Giovani Petroni, papel de Edney Giovenazzi, e Amália, interpretada por Betty Faria, são os típicos italianos: ele, o conservador e dedicado pai de família; e ela, a ‘mamma’, sempre preocupada com os filhos, Serafina, Terezinha e Dino. Giovani não aceita o casamento por interesse de Serafina e faz vigilância sobre os filhos, constantemente.
Terezinha, vivida por Sabrina Balsalobre, namora Milton (Felipe Lima), com quem quer se casar. Por causa do pai, a moça precisa namorar ‘à moda antiga’. Já Dino (Bruno Bezerra) vai enfrentar os conflitos da adolescência. Lúcia Alves interpeta Joana, uma mulher que foi atriz no passado e que teve um filho, Sérgio (André Cursino), fruto de seu relacionamento com Rodolfo, paixão de sua amiga Roberta (Isadora Ribeiro). Seu filho vai se apaixonar por Roberta.
E Etty Fraser dá vida a Antonieta, uma cozinheira que esconde um passado misterioso, que não revela a ninguém. Para completar o núcleo, Pepa (Jussara Freire, de volta à emissora, onde atuou em ‘Éramos Seis’ entre outras) é a tradicional fofoqueira, que trabalha como diarista e gosta de se meter na vida dos outros, em especial, na das filhas de Giovani; Pepa acaba se envolvendo com Afrânio (Nilton Bicudo), com quem briga quase sempre.
uma rosa
 com amor
Em “Uma Rosa”, Tony Garrido interpreta Frazão, o advogado, melhor amigo, confidente e conselheiro de Claude. É Frazão o responsável pela união do amigo com Serafina. Claude também terá o auxílio de Freitas (Renato Scarpin), um advogado super culto e inteligente. O protagonista vai se envolver financeiramente com Mr.Smith (Roberto Arduim) e Mrs.Smith (Maria Claudia), dois americanos ricos, que querem investir milhões no Brasil e pensam em fechar negócio com a empresa de Claude.
Ao lado de Serafina estão Janete (Joana Lima Verde) – que vai ter um relacionamento com Antoninho (Rubens Caribé) e se confundir com Hugo, seu irmão gêmeo -, Gurgel (Daniel Uemura) – um arquiteto amigo de Janete – e Silvia (Vanessa Kseib) – a recepcionista. Claude e Serafina terão que enfrentar Egídio (Carlo Briani) – sócio dele e que usa a filha, Nara (Mônica Carvalho), para se apoderar da fortuna do protagonista.
A moça tem uma filha, Raquel (Marina Stacciarini), que irá namorar Sérgio e depois, Milton (Felipe Lima), então noivo de Terezinha.
uma rosa
 com amor - logo
A novela marca ainda o retorno de Clarisse Abujamra e Greta Antoine à emissora, agora como mãe e filha: a primeira atuou em ‘Os Ossos do Barão’ e a segunda, em ‘Chiquititas’; ambas estiveram no elenco de ‘Maria Esperança’. Clarisse vai viver Catarina, que também é mãe de Milton.
E Greta vai dar vida a Cleide, que foi enviada pela mãe, Catarina, ao exterior por não concordar com seu namoro com Sérgio.
“Uma Rosa” conta ainda com Gisele Fraga (Alzira – amiga de Ercy e Roberta), Luciana Vendramini (Ninica – namorada de Hugo), Ana Carolina Lima (Ercy – a fofoqueira de classe alta), Patrícia Dejesus (Alabá – uma empresária de origem africana), Mila Ribeiro (Dádi – a empregada de Claude) e João Acaibe (Pimpinoni – um artista versátil) entre outros.

SBTistas Online