quarta-feira, 31 de março de 2010

Sinopse da novela de Iris Abravanel: SBT muda o nome da novela

http://rd1audienciadatv.files.wordpress.com/2009/06/sbt_oficial1.jpg
Não foram grandes mudanças, apenas mudou o nome de Corações Feridos para Coração Ferido.
Sinopse da novela:
Na casa dos Fernandes Negretti, Teodoro e Sara acolheram duas meninas, Verônica e Virgínia. Elas cresceram junto ao primo João, que sempre amou Verônica. Apesar disso, Sara nunca gostou de Verônica, sempre dando predileção a Virgínia, a quem julgava mais apropriada para seu filho. João porém vai para o exterior estudar e só volta depois de muitos anos.
Virgínia não é uma doce e inocente jovem como aparenta ser. Virgínia se envolve com um fazendeiro chamado Ricardo, mas quando descobre que João irá voltar de viagem, o abandona, dizendo que nunca esteve interessada nele de verdade. Enlouquecido de amor, Ricardo se suicida, disparando um revólver contra sua cabeça.
Na viagem de volta ao país, João conhece Demétrio, um arquiteto bem sucedido, e que também irá ao México para visitar seu irmão. Ao chegar na fazenda, porém, Demétrio descobre que seu irmão suicidou-se por uma mulher. Encontra também o resto de uma carta e um broche com a letra “V”. Ele também descobre que o endereço da carta é o da casa Fernandes Negretti. Assim, Demétrio conhece Verônica e Virgínia. Deslumbrado com a beleza de Verônica, tem a certeza de que foi ela a culpada pela morte de Ricardo, mentira essa que é confirmada por Virgínia, que finge-se de inocente.
Vingativo, Demétrio seduz Verônica, e propõe casamento. Ela, apaixonada, aceita sem desconfiar de nada. Esse casamento é um alívio para Virgínia, que percebe que não será descoberta, e um tormento para João, que continua apaixonado por Verônica, mas decide casar com Virgínia a fim de esquecê-la.
Demétrio e Verônica se casam e vão morar na fazenda que era de Ricardo. O que parecia ser um conto de fadas para Verônica, torna-se um pesadelo, pois Demétrio se mostra um homem violento e autoritário, que quer domá-la. Mas ela, apesar de amá-lo profundamente, não se dá por vencida e não aceita o jeito rude de Demétrio. Os dois passam a se enfrentar constantemente, mas o que Demétrio não esperava era se apaixonar de verdade por Verônica. Mas enganado por uma mentira de Virgínia, tornará essa paixão impossível, não conseguindo viver esse casamento plenamente.
Critica:
A Mentira foi daqueles projetos que alcançou um sucesso que surpreendeu até mesmo os produtores. Com uma boa história e um bom elenco, e um horário alternativo, o das 17 horas, A Mentira chegou e logo alcançou índices que nem mesmo as novelas da noite conseguiram. Na época da exibição, A Mentira só não conseguiu mais audiência que O Privilégio de Amar. No Brasil, foi diferente. A novela foi bem de audiência, mas não chegou a ser um arraso.
Muito da promoção de A Mentira no Brasil veio com a presença do ator brasileiro Guy Ecker no elenco, como o protagonista Demétrio. E deu muito certo, Guy virou um dos atores preferidos do público, e foi obrigado a visitar o Brasil, onde participou de vários programas do SBT. Na verdade, a Televisa já estava de olho em Guy há anos, desde que ele protagonizou na Colômbia o sucesso Café com Aroma de Mulher, em 1994. Entretanto, Guy fez uma novela na Televisa somente em 1998, projetos anteriores não faltaram, mas sempre por um motivo ou por outro não se concretizaram. Mas a Televisa estava certa, o México adorou Guy Ecker também.
A Mentira veio no Brasil mostrar um cenário tipicamente mexicano, com fazendas e a produção de tequila, bebida típica do país. Além disso, o tema musical era também típico. Vicente Fernandez cantava o tema, ao estilo mariachi.
O grande destaque da novela foi mesmo o casal central, com uma conturbada relação, afinal, como diziam as chamadas da novela, ele era do tipo que impressionava, ela era do tipo que chamava a atenção. Guy Ecker e Kate del Castillo foram um dos pares românticos mais entrosados dos últimos tempos. Verônica e Demétrio viveram o tipo de amor entre tapas e beijos. Além disso, seus personagens eram diferentes do convencional. Demétrio não era manipulado por ninguém, a não ser por ele mesmo, que se enganou e deu início a história. Verônica era independente e determinada. Assim, um casal com uma enorme química.
Para completar o quarteto, Karla Alvarez esteve muito bem como Virgínia, que aparentemente era uma menina perfeita, assim dizia Sara (Rosa Maria Bianchi), mas muito pelo contrário, Virgínia era uma verdadeira víbora, sempre invejando Verônica. Contrariando o costume das novelas, dessa vez, Virgínia nunca teve nenhum interesse em Demétrio. Sergio Basañez foi outro destaque como o mimado João, sempre apaixonado por Verônica. Foi uma verdadeira disputa familiar.
Entre os coadjuvantes, destaca-se a história de Moguel (Salvador Pineda), um médico alcoólatra, que apesar de amar a esposa, a agredia, por culpa do vício. Sua esposa era a submissa Irma (Tina Romero), que tinha aspirações quanto a uma carreira, mas sempre era reprimida pelo marido.
O grande problema da novela foi que depois de começar arrasadora, sempre com capítulos empolgantes e cheios de surpresa, teve um capítulo maravilhoso, onde Verônica invadia a cerimônia de casamento de Virgínia e João, deslumbrante em um vestido amarelo-ovo, para desmascarar a prima e revelar todas as suas maldades, dizendo que ela é quem tinha sido a responsável pela grande “mentira” da história. Um capítulo de tirar o fôlego!
Apesar disso, dali em diante, a história foi se arrastando, pois acabavam surgindo conflitos que já não tinham a ver com a história central. Apesar disso, houveram vários bons momentos como o acidente de carro de Demétrio e Moguel, a descoberta sobre a mãe de Verônica, e a doença que Virgínia inventou que Verônica tinha.
Uma parte muito estranha, porém, foi a abordagem ao tráfico de drogas, praticado por Virgínia e Santiago (Luis Gatica), seu amante. Não havia continuidade, de tempos em tempos voltavam a falar no assunto, sem haver uma conscientização de fato sobre o assunto. Além disso, era um tanto mal explicado o que acontecia com os jovens que se envolveram com as drogas.
A Mentira foi uma boa novela, com uma história envolvente e atuações excelentes, lamenta-se a queda da metade em diante, apesar disso, o resultado foi positivo. Em meio a intrigas familiares e paixões mal resolvidas, contaram uma história diferente do convencional, e com muito estilo.

SBTistas Online