quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

SBT é Show Retrô


2009 fica marcado na história do SBT como um ano de mudanças. Após quase 28 anos, Gugu Liberato deixa a emissora, em julho, migrando para a Record. A saída de Gugu não foi nada tranquila: o diretor Homero Salles foi proibido de entrar na emissora e o ‘Domingo Legal’, antecipado de 18h30 para 12h. Gugu ficou apenas duas semanas no horário vespertino.
Em 19 de julho, Celso Portiolli assumiu seu lugar, mas Gugu continuou sendo visto, em matérias pré-gravadas inéditas e reprisadas, até o dia 23 do mês seguinte. Com Portiolli, o ‘Domingo Legal’ voltou a apostar em musicais de gosto duvidoso e na ‘Piscina Maluca’ – uma releitura da ‘Banheira do Gugu’, com quase famosos. O SBT também perdeu ainda repórteres (Ana Volpe e Natália Leite), mas contratou, entre outros, Eliana, Roberto Justus e Rodolpho Gamberini.
Rebeka Angel foi lançada como nova apresentadora mirim do canal. Desses, ‘Eliana’ consegue bons índices, mas ‘1 Contra 100′ se mostra um dos maiores fiascos do ano.

Cambaleando na audiência desde a estreia – em setembro de 2008 – o ‘Olha Você’ tentou uma sobrevida. Estreou quadros novos, reformulou a linguagem e promoveu mudanças no time de apresentadores. Tudo em vão. Em 2 de março, com a parcial extinção do ‘Casos de Família’ – já que Regina Volpato saiu da emissora -, o programa ganhou mais uma hora de duração.
Ainda em março, voltou a ser ao vivo e na mesma semana, saiu do ar. Ellen Jabour, Roberta Peporine, Guilherme Arruda, Eloy Nunes e Izabella Camargo assumiram o comando do programa, no lugar de Nathália Arcuri, Alexandre Bacci e Claudete Troiano. O ‘Olha Você’ foi substituído pelas reprises do ‘Nada Além da Verdade’ – que havia saído do ar em fevereiro, já com reapresentaçãoes – e ‘Ô…Coitado!’.
Em pouco tempo, com exceção de Alexandre Bacci, todos os ex-apresentadores do vespertino deixam a emissora. Já em abril, foi a vez de Ana Paula Padrão sair da emissora, com destino à Record. O ‘SBT Realidade’ deu lugar à uma série americana – ‘O Exterminador do Futuro’. Nesse tempo, Christina Rocha assinou contrato para comandar a nova fase do ‘Casos de Família’ (reestreado em maio). Em julho, Eliana sai da Record e retorna ao SBT, após 11 anos, para comandar um programa semelhante ao que fazia na emissora da Barra Funda.

O ‘Jornal do SBT’ voltou a ser reprisado, na faixa das 7h, em janeiro. Na época, o telejornal começava às 5h e tinha uma segunda reapresentação às 6h. Em abril, a reprise saiu do ar. Já em novembro, a edição inédita foi antecipada para 4h e uma nova reprise criada às 5h.
Os jornais locais de Brasília, Rio e Porto Alegre ganham novos formatos. Na capital fluminense, Luiz Bacci assume o ‘SBT Rio’ no lugar de Marcelo Castilho, em março. Um mês antes, Rodolpho Gamberini saiu da Rede TV! com destino ao SBT, para produzir matérias e apresentar os telejornais da emissora. Karyn Bravo passa a dividir a bancada do ‘SBT Brasil’, com Carlos Nascimento, em agosto.
No mês seguinte, o telejornal muda de horário, passando das 21h15 para 19h30, sem grandes alterações no Ibope.

Como é de costume, o SBT lançou ao longo do ano diversas séries. Várias delas tiveram sua (s) temporada (s) exibida (s) e em pouco tempo, já voltavam ao ar.
Os ‘enlatados’ tradicionais também sofreram o efeito vai e vem. Em janeiro, a faixa ‘TeleSeriados’ sofreu uma mudança com relação a dia e hora de exibição dos seriados. Séries como ‘Chaves’, ‘Um Maluco no Pedaço’, ‘Eu, a Patroa e as Crianças’ e ‘As Visões da Raven’ ganham e perdem, seguidamente, horários de exibição.
O SBT passa a estrear uma ‘penca’ de novos seriados: ‘Primeiro Contato’, ‘O Exterminador do Futuro’, ‘Um Toque de Vida’, ‘Entourage’, ‘Californication’, ‘Cory na Casa Branca’, ‘Arnold’, ‘Pesadelos e Paisagens Noturnas’, ‘Kyle’, ‘Fringe’, ‘Os 4400′, ‘O Retorno’ e ‘Harper’s Island’. No horário nobre, ‘Sobrenatural’ atingiu grandes índices de audiência.

Bem sucedida, a faixa “SBT Show” ganhou novos programas ao longo do ano. Em janeiro, na sexta, o ‘Todos Contra Um’ que já estava gravado faz tempo entrou no lugar do ‘Quem Manda é o Chefe’, mas saiu em março para a estreia de ‘10 Anos Mais Jovem’.
No mês de outubro, o ‘reality’ de Lígia Mendes saiu do ar e entrou o ‘TV Animal’, com Beto Marden. No mês de março, o ‘Esquadrão da Moda’ substituiu o ‘Nada Além da Verdade’, nas terças-feiras. Este seria resgatado em setembro, agora com Ratinho no comando, no lugar de ‘Só Falta Esposa’, que estreou em julho e não obteve êxito. O ‘Só Falta Esposa’ entrou no lugar de ‘A Praça é Nossa’, que voltou para a faixa das 23h, bem como o programa da ‘Hebe’. Com Zé Américo no comando, em julho estreou o ‘Você se Lembra?’.
O ‘Astros’ chegou a ter uma nova temporada, com novos quadros, mas não durou até agosto, quando foi lançado ‘Qual é o Seu Talento?’, com André Vasco. ‘SuperNanny’ se mostrou alheia à tantas mudanças e permanece na grade, entre episódios inéditos e reprisados.

Se em 2008, o SBT obteve sucesso com a reprise de “Pantanal”, o mesmo não se pode dizer com relação ao desempenho das novelas em 2009.
“Pantanal” chegou ao fim, em janeiro, com índices um pouco abaixos dos registrados nos primeiros meses da trama. Em abril, a emissora resgatou “Dona Beija” para a faixa das 23h. A novela estrelada por Maitê Proença passou longe dos dois dígitos de média e foi mutilada em poucos meses. Outra curiosidade é que estava tudo certo para ‘Ana Raio & Zé Trovão’ ir ao ar, mas o SBT desistiu em cima da hora.
‘Revelação’ também chegou ao fim de forma modesta. ‘Vende-se Um Véu de Noiva’ teve grande destaque na programação, tecnologia avançada, contratações, mas a fraca história mostrou-se um fracasso. No segundo semestre, Tiago Santiago foi contratado para escrever mais um ‘remake’ para o ano que vem.
O mesmo efeito acontece com as ‘Pegadinhas Picantes’, um festival de mulheres de seios de fora.

SBTistas Online