segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Entenda um pouco mais o novo programa do SBT


http://blogcanalcerto.files.wordpress.com/2009/11/solitarios-realiy.jpg?w=311&h=146
O programa, referido como um “experimento social”, escolhe seu vencedor por meio de testes de resistência física e psicológica. Eles são isolados em câmaras, tendo contato somente com uma inteligência artificial chamada Val, com quem se comunicam. Na verdade, a voz de Val é uma voz humana modificada por computador. Val é possivelmente uma referência a HAL 9000, o computador que toma a espaçonave no filme 2001: A Space Odyssey.
Cada série se inicia com os competidores em seus “pods”, pequenas células octogonais de aproximadamente 3m de diâmetro, e identificados por Val pelo número de seu pod. Os pods possuem uma abertura por onde comida e outros itens são dados aos competidores como parte do tratamento, várias câmeras, microfones, espelhos falsos e uma porta trancável para o “antepod”, uma câmara onde os competidores podem usar o banheiro, serem mantidos enquanto os pods são preparados para alguma atividade ou para outros fins. Mais importante, cada pod contém uma televisão representando Val e um botão verde/vermelho abaixo dela. O ambiente dos pods é controlado por Val, incluindo iluminação, temperatura e outras características, como uma cama retrátil que pode ser oferecida em algumas ocasiões. É oferecida água em quantidade suficiente aos competidores, mas a comida é racionada, tipicamente consistindo de “barras nutricionais” sem sabor. Val posteriormente começa a limitar a quantidade de sono dos competidores certificando-se de que eles estão acordados, embora seja garantido a eles pequenos períodos de sono. Os competidores apenas se comunicam com Val durante o jogo, e às vezes os competidores podem se comunicar entre si através de Val. Uma vez no jogo, os competidores executam atividades instruídas por Val. Eles precisam apertar o botão para pedir a Val para usar o banheiro ou quaisquer outros pedidos. Fora da fase de “tratamento”, o competidor pode apertar o botão vermelho sinalizando que quer deixar o jogo.
O jogo alterna entre “testes” e “tratamento” em conjunto com outras situações estressantes que podem ser conduzidas por Val. Durante um “teste” os participantes competem entre si, embora desconheçam o que os outros estão fazendo, ao tentar completar um desafio imposto por Val. Tais tarefas geralmente são física e mentalmente desgastantes, levando várias horas para serem completadas. Há várias distrações adicionais ocorrendo durante os testes, como Val perturbando os participantes com comentários aleatórios. Val informa aos competidores quando eles estão corretos, mas espera até que todos os competidores tenham terminado, ou que um determinado período de tempo tenha se passado antes de anunciar o vencedor. O vencedor do “teste” ganha imunidade para o “tratamento” a seguir, e em alguns casos a habilidade de forçar outro competidor no “tratamento” subsequente, como obrigá-lo a começar o tratamento antes dos outros. A fase de “tratamento” geralmente é a mais dolorosa, como dormir numa cama de pequenos pinos, girar numa cadeira ou pular corda. Alguns são simples testes de resistência sem limites, enquanto outros são divididos em várias rodadas, aumentando o nível de dificuldade. A qualquer momento do “tratamento”, o jogador pode apertar o botão vermelho para desistir, ao que ele é eliminado do jogo. Ele também pode ser forçado a apertar o botão vermelho caso quebre alguma regra do jogo, como vomitar em situações de ingestão de alimentos, onde Val declara que “seu corpo desistirá por você”.

SBTistas Online